segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Filosofia e Sociologia, para q servem?

Oi amiguitos!

Agradeço primeiramente pelas visitas, pq pude ver um certo aumento delas, e por alguns elogios q postaram em postagens anteriores. E tbm agradeço pelos meus amiguinhos leitores estarem divulgando, continuem assim!

Feriadão, um bom tempo em casa, cheia de matéria pra estudar e um quarto inteiro pra arrumar, mas td bem. A postagem de hj é sobre as duas matérias q a maioria de nossos miguinhos estudantes de ensino médio consideram... bom... desnecessárias: Filosofia e Sociologia.

Nesse ano, estive percebendo q o q parece estupidamente inútil, é útil, por incrível q pareça! Por exemplo, eu faço técnico de enfermagem na FAETEC e uma das matérias do técnico é ESC (Enfermagem em saúde comunitária). Detesto essa matéria e logo numa quinta-feira, q é o por dia em quantidade de matéria q fico o dia inteirinho na escola e mtas vezes sem lanche, só com o café e o almoço no estômago. Eu chegava na sala, morrendo de fome pq ñ tinha dado tempo de pegar o lanche pq a fila tava imensa, e o professor começava a falar de Previdência Social, SUS, leis (especialmente os números) e a gente copia matéria pra krak. Ñ dá nem pra comer e mto menos pra dormir. Um bom tempo, aliás agora quase q no final do ano, consegui compreender pra q serve essa matéria na Enfermagem. ESC ou Conhecimentos sobre o SUS, como os concursos da vida preferem chamar, serve para vc descobrir pq aparece um monte de reportagem de "O hospital tal de ñ sei onde tah faltando leitos" ou "No hospital tal de ñ sei onde tah faltando médicos e ñ sei qnts pacientes q tavam na fila morreram" e tbm pq vc teve q ir ao posto qnd criancinha pra tomar vacina, pra q elas servem e pq o intervalo.

E o amiguinho leitor vai me perguntar: "O q isso tem a ver com a Filosofia e Sociologia?". Tudo. E vc: "Ué, mas vc falou da Enfermagem e o q Enfermagem tem a ver com o bendito tema de hj?". E eu explico: As aulas de Filosofia e Sociologia normalmente são faladas e tem matéria pra krak pra copiar. Filosofia normalmente só fala de Grécia antiga e eu dormia na maioria das aulas do começo do ano (ainda + depois do almoço). Depois q passou essa fase, veio a dos mitos e filósofos. Aí q começou a ficar bom. Além dos mitos, discutíamos vários outros assuntos, claro q tinham a ver com a matéria. E Sociologia, quando a professora vai dar matéria, ela escreve no quadro e pergunta pra gente: "Na sua opinião, o q significa sociedade?" por exemplo e nisso, gerava-se um debate dentro de sala. O + legal de td é q essas duas matérias, apesar de parecerem desnecessárias como eu pensava no começo do ano, são até + necessárias do q as outras.

[Alguns vão qrer me bater por causa disso]: Essas duas matérias são + necessárias do q qualquer uma das outras, pq elas te ajudam a pensar, a ter senso crítico. Português e Matemática são necessárias sim, pra vc arrumar emprego e pra se organizar. Mas Filosofia e Sociologia são necessárias pq qnd vc começa a aprendê-las, vc começa a enxergar as coisas de outro modo.
Ex: Estamos em época de eleições. Eu sei q é chato, eu tbm detesto, mas pare um pouquinho pra assistir horário político. Mtos políticos usam demagogia em suas propagandas eleitorais ou texto decorado. Desconfie do cara q oferece mto.

Outra coisa q pude reparar, mas na escola, principalmente em matérias como Geografia: nem td o q ensinam aconteceu ou foi daquela forma. Vc me pergunta: "Cm assim?" Em uma aula, sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento, o prof estava corrigindo a prova q tinha uma pergunta com uma opção + ou - assim: "Um país subdesenvolvido pode se tornar desenvolvido um dia", depois de um textinho. Um monte de gente errou pq marcou essa opção e o prof explicou q o país é subdesenvolvido por razões históricas e eu pensando. O q me deu a parecer foi q o q quis ser transmitido pela matéria foi: Vc é um verme e ponto final, vc ñ pode fazer nada. A culpa nem é do prof, mas sim de qm formula a matéria e coloca nas grades das escolas. Peço para q prestem atenção nisso. Meu pai diz: "A História foi escrita por qm venceu, então ñ necessariamente aquilo seja verdadeiro".

Bom, amiguinhos, esse foi o tema de hj. Pelo visto, o dia das eleições estão chegando. Amiguinhos, pensem mil vezes em qm vcs vão votar, pq o futuro do nosso Brasil estah nas mãos de vcs. E aos amiguinhos q ainda ñ tem idade pra votar, peço para q acompanhem pelo menos um pouco da política (é chato, eu sei) para saberem em qm realmente vão votar qnd tiverem com 18 anos (ou 16).

Frase clichê, mas q vale a pena reforçar: "Votem consciente!"

Fui...

Obs: Uma musiquinha pra ajudar a pensar. É da Enya, e ajuda a relaxar.

Fui...


value="http://www.youtube.com/v/frTPnVRecxs?fs=1&hl=pt_BR&color1=0xcc2550&color2=0xe87a9f&border=1">

Nenhum comentário:

Postar um comentário