segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ligações iônicas e o nosso cotidiano


Bom, estou eu, na explicadora, estudando Química, lendo o capítulo 5 do meu livro e sem entender mta coisa. A matéria era ligações químicas. Então, resolvi fazer um resumo do q estava no livro. Depois q eu resumi e li, tirei a conclusão q a matéria tem a ver com o nosso dia-a-dia, mas primeiro terei q explicar td.


Observe a figura (ñ ligue pro desenho q eu fiz, mas eu tentei... rs). Esses dois átomos são instáveis, ou seja, possuem 1 ou 2 elétrons na sua última camada, e eles se ligam, buscando a estabilidade (há uma regra, chamada regra do octeto, q diz q td átomo q tiver 8 elétrons em sua última camada, ou a possuem completa, ou tem como primeira e última completa, são estáveis).
Então, para o sódio ligar-se ao cloro, ele precisa doar um elétron ao cloro, pois assim, tanto um, quanto o outro obedecem a regra do octeto e ficam estáveis. Depois q ficam estáveis, eles formam íons. O sódio fica um íon positivo ou um cátion, pois ele perdeu um elétron (a Química é ao contrário da Matemática) e o cloro fica um íon negativo ou um ânion (pois ele ganhou um elétron).
A partir daí, associei essa ligação dos átomos a nossa vida. Sempre qnd temos q tomar uma decisão daquelas, a gente tem q abrir mão de algo, mas no futuro vc vê q ganhou vantagem nisso, ou seja, é como o átomo q doa o elétron e q ao mesmo tempo fica estável.
Tipo, pode parecer difícil de entender, axo q me expressei mal, mas vou tentar explicar de novo: qnd vc se vê numa situação q vc tem q escolher: ou vc abre mão de algo ou se ferra (ou fica do jeito q tah), aí vc opta por abrir mão pra se livrar logo e fica p da vida, mas depois ganha vantagem. É o famoso "Toma lá, dá cá". Falei isso com meu colega e ele disse: "É, é a vida". É o mesmo q acotece qnd vc se ferra, numa prova, no trabalho, no final vc tira uma lição.
Realmente, é a vida. Bom, divirtam-se com o vídeo. É da banda AAA (Attack All Around), é legalzinha a música.
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário