segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Notas baixas

Oi pessoal!


Eu já estava há mto tempo inspirada para escrever essa postagem, mas hj estou + inspirada ainda para escrevê-la, pq ontem cheguei da escola com algumas notitas vermelhas e recuperações trimestrais de presente: Português tirei 1,5 no teste (ñ sei cm consegui isso), e 8,5 na prova, mas faltou um ponto pra alcançar a média. Física tirei 3,7 valendo 10 tanto esta qnt Português, mas foi mesmo pq ñ entendi a matéria.


Agora vms para o âmbito escolar: pq há pessoas q tiram notas + altas e outras com notas na média e outras com notas baixas? Se vc ouvir alguém falar "Vc tirou nota baixa pq ñ estudou e seus amigos tiram notas altas pq estudam", ñ tente rebater com a pessoa q lhe disse isso, pq ela ñ vai entender a sua situação e vai gerar atrito. Seus amigos podem zoar a aula inteira e ñ fazerem o menor esforço pra tirarem notas boas (eu já vi casos assim) ou simplesmente eles tem + facilidade com aquela matéria. Lembrando: cada um tem + facilidade e dificuldades com determinadas matérias, mas isso tbm depende da força de vontade, da situação psicológica e da afinidade de cada um.

E vcs podem me perguntar: "Como assim, Naomi?" ou "Como assim, Daniela?", como preferirem. Eu explicarei, mas colocarei em tópicos para os amigos leitores lerem melhor e pra ñ ficar cansativo para a vista:

- Força de vontade: se vc tiver preguiça de ir à aula, ñ prestar atenção no prof, ñ fazer os deveres de casa nem os exercícios, já nem adianta falar mto. Nenhuma outra pessoa vai fazer isso por vc, é vc q tem q fazer por onde.

- Situação psicológica: a mente humana é algo mto complexo. O q vc sente (paixão, estresse, angústia, etc.), reflete para o seu exterior mesmo + q vc abafe e isso interfere na hora da aula. Problemas familiares e pessoais tbm podem interferir na escola, tanto no comportamento qnt na atenção.

- Afinidade: tds nós temos um grupo de matérias favoritas e outro grupo de matérias q detestamos. Isso, por incrível q pareça, tem mto a ver na hora das notas. Nas matérias q + gostamos, normalmente somos + participativos nas aulas, perguntamos + aos profs, fazemos os exercícios e deveres, lemos os caps do livro, e às vezes até pesquisamos + sobre elas pra nos aprofundarmos. E naquelas q detestamos praticamente a deixamos de lado, ou seja, vms pras aulas já com o seguinte pensamento: "Pqp, hj tenho aula de Matemática", por exemplo. E é isso. E afinidade tbm tem mto a ver com os profs. Normalmente, qnd gostamos do prof, nós prestamos + atenção e até conversamos com ele no final da aula, mas qnd é aquele cara q ngm gosta... aí, ferrou.

Então, depois dessa rápida explicação (rápida?!), colocarei um exame de consciência q inclusive eu vou fazer pois estou precisando mto. Lá vai:

Pq estou tirando notas baixas?

Nas aulas:

- Eu frequentei como deveria tds as aulas?

- Se sim, eu prestei atenção na explicação do prof?

- Fiz os exercícios passados em aula?

- Me dediquei o qnt deveria na matéria?

- Quando falto, procuro ver qual foi a matéria dada?

- Se ñ fiz os itens acima, quais foram os motivos e o q posso fazer para solucioná-los?

- Se ñ fui às aulas, quais os motivos e o q posso fazer para solucioná-los?


Depois das aulas:

-Eu pelo menos dou uma lida na matéria?

- Eu, qnd estou estudando, olho, olho, deixo td de lado e vou fazer outra coisa?

- Tenho tempo pra estudar?

- Eu entendo a matéria qnd estou estudando?

- Faço alguma outra coisa qnd estou estudando (ouço música, ligo a TV, pc...)?

- Sou interrompido diversas vezes e/ou levanto td hora das mesas de estudo?

- Q horas, em qual ambiente e cm eu estudo?

Em época de provas

- Começo a estudar igual a um desesperado no dia da prova?
- Dou uma revisada na matéria alguns dias antes e na véspera?
- Nem me preocupo qnd tem prova?


Durante a prova

- Eu estava tranquilo enquanto fazia a prova?

- Aconteceu algo em casa ou no trajeto para me deixar preocupado?

- Como eu ajo diante de uma prova q tem questões q ñ sei responder ou q ñ sei formular uma resposta?

- Leio os textos e questões com atenção?

- Consigo me concentrar durante a prova?


Amigo, talvez vc nem tenha chegado na metade do exame e já achou um monte de problemas. Outros, talvez, possam dizer: "ñ tenho problema nenhum" e podem ter um problema mascarado. Agora possíveis soluções para os problemas + frequentes:

- Ñ consigo me concentrar nas aulas: há aulas q temos q ter uma certa concentração. Esqueça os seus colegas q ficam zoando, sente-se de preferência na primeira fileira e no meio, de frente para o professor. Alimente-se bem antes de ir pra escola ou curso, tome o café da manhã nutritivo e o qual vc, amiguinho estudante, merece. Se vc ñ consegue comer de manhã, coloque uma fruta na sua bolsa e coma no caminho. Seu organismo gasta energia enquanto vc dorme, claro q menos do q qnd vc tah acordado, mas gasta.


- Ñ presto atenção no prof: deixe as zoações de lado e se tem aquele colega ou amigo q qr conversar, diga-lhe gentilmente q vc qr prestar atenção na aula. Se ñ der certo, mude de lugar. Zoações, brincadeiras, fofocas e bate-papo na hora dos intervalos.

- Ñ entendo a matéria por nada: se vc ñ entendeu a matéria, pergunte, mesmo q corra o risco de ser zoado ou do prof falar. Preste atenção na explicação, faça os exercícios passados em aula e os de casa, pois isso é o q nos faz aprender.

- Ñ tenho tempo pra estudar: esse é o caso dos amiguinhos q estudam sob regime semi-interno ou interno, como o meu e dos amiguinhos das escolas técnicas e de algumas faculdades. Aí redobre a sua dedicação, preste + atenção no prof e nos exercícios e qnd puder (claro q um tempo depois da aula, pq tem q esfriar a cabeça) vá à biblioteca e leia + sobre o assunto. E nos fins de semana, separe um tempinho pra estudar as matérias da semana, especialmente as q vc tem uma certa dificuldade, assim: 9h da manhã vc estuda matemática e 3h da tarde, Física. E lembre-se tbm de descansar o seu corpo e a mente.

- Sempre me interrompem qnd estou estudando: principalmente se vc for + novo, assim, do Ensino fundamental I, II e do Ensino médio, aí ferrou. Diga a tds q estão em casa q vc vai estudar. E claro, procure fazer td o q tem q fazer pra ñ ser interrompido.

- Fico nervoso na hora da prova: ñ deixe pra estudar na véspera da prova. Na véspera, se divirta, vá ao cinema, fique no pc, ouça música, e no máximo dê uma revisada na matéria. Se divirta e mto. E no grande dia, o dia da prova, vá bem alimentado, bem dormido, bem disposto e se tiver alguma questão q vc sabe, pule, ñ fique preso a ela. Faça a prova td e deixe as questoes + difíceis por último. Vc jah deve ter ouvido isso 200 x da sua mãe qnd vc vai fazer concurso, mas é verdade. E outra coisa, ñ leve nenhuma preocupação de casa ou pessoal contigo pra escola pra fazer prova. Otimismo e td o q vc sabe são bem-vindos e refletem na nota.

Dicas pra estudar: http://filosofiasdeestudante.blogspot.com/2009/08/dicas-para-estudar.html

Bom, desejo aos meus amiguinhos estudantes, boa sorte e bom estudo!

Votem consciente! http://filosofiasdeestudante.blogspot.com/2010/09/vote-consciente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário