sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pra q a gente usa as matérias de escola no nosso dia-a-dia

Bom, pessoal, eu, no meu dia-a-dia de estudante, no meu "santo itinerário", estudo, faço tarefas de casa, resumos, leio livros, tento entender matérias difíceis pra krak, me rasgo de raiva e fico pensando: "Pra q a gente vai usar essas coisas na nossa vida?".

Cara, e o pior q é mesmo. Usamos no nosso dia-a-dia 1/3 ou - do q aprendemos na escola ou do q jah aprendemos um dia. Praticamente aprendemos um monte de coisas q ñ iremos usar no nosso dia-a-dia, ou seja, acumulamos conhecimentos aparentemente para nada. Mas... peraí! Pára td! Então resolvi postar isso para relacionar pra q usamos as matérias de escola no nosso dia-a-dia:

Português - O tradicional saber ler e escrever. Ngm vai te parar na rua e vai te perguntar o q é uma oração coordenada sindética adversativa. Vc pode pensar: "Pqp". Realmente.

Matemática - Bom, Matemática td bem, vc vai utilizar mto, pra calcular preço em supermercado, pra calcular as contas do mês, pra fazer obra na casa e mil e outra utilizades. Td bem. Mas se vc tiver numa fila de supermercado ou banco e puxar conversa com alguém, ngm vai te perguntar como é q se resolve x² - 45x + 55 = 0. O q vão te perguntar é sobre futebol ou se vc vê a novela tal, no caso, Caminho das Índias, aí vai comentar sobre o personagem tal...

Química - Minha mãe sempre me dizia q essa matéria era difícil pra krak, q era chata, q ela na época q estudava, odiava e precisava de 10 pra passar... eu ñ sabia diferenciar átomo de molécula e nem próton de elétron e tbm axava q era difícil, mas qnd fui ver, axei super fácil. No meu caso, vou usar mto, como as duas matérias anteriores pq vou ser médica qnd crescer, mas vc só usa Química no seu dia-a-dia qnd tah fazendo bolo... O fermento q vc bota na massa, q tem o fungo lá q realiza a fermentação q gera a substância tal... e antes de fazer a massa: misturar os ovos, misturar ñ sei o q e bater.

Física - Bom, ñ estudei Física ainda. Me disseram q é chato pra krak. Uma vez olhei o caderno de Física de uma amiga minha e tava cheio de fórmulas. Perguntei: "Q fórmula é essa?". Aí ela explicou: "É trabalho. Tipo, vc calcula o trabalho q vc tem pra levantar�essa caneta por exemplo".Aí tirei a conclusão. Vc vai usar esse tal de trabalho pra carregar os móveis no dia de sua mudança... rsrsrs

Geografia - Assisti num dia desses uma Teleaula de Geografia (aquelas do Telecurso 2000). Axo aquele programa meio chato, mas qnd acordo + cedo, vejo pq tem coisa q serve pra mim. Aí tava falando pra q a gente usa a Geografia: pra se localizar em uma rua, pra viajar, coisas do tipo. Tem importância? Sim, tem. Mas pra q a gente aprende uns negócios de multinacional, déficit, superávit, essas porcariada td? Eu estou na oitava série e Geografia parece + aula de economia... tah mto chato... qro ver pra q a gente vai usar isso.

História - Axo q essa matéria a gente tem q saber pq é o nosso país e a nossa cultura, aí td bem. Mas no dia-a-dia ngm vai te exigir história, sem ser em concurso. To falando assim: te exigir no sentido de alguém q estiver do seu lado no ônibus perguntar em q época q surgiram as entradas e bandeiras... bom, vai perguntar no máximo pra onde q o ônibus tah indo ou onde fica o lugar tal.

Ciências naturais - Aí td bem, vc precisa saber pra entender o q acontece ao seu redor: chuvas, poluição, tipos de solo, coisas do tipo... aí ñ tenho o q reclamar.

Bom, é isso. Eu axo q deveríamos aprender coisas q fóssemos utilizar no nosso dia-a-dia, ou seja, + necessárias pq tem coisas q aprendemos pra nada... ficam nos fazendo aprender um monte de coisas difíceis e qnd chega depois nem usamos e elas caem no esquecimento.

Um comentário:

  1. ola srta misako dpois de mto ler e tanto pensar achei o teu blog bastante legal.....e fikei admirado com a tua capaxidade de imaginacao!!!nota 10 tax de parabens!!!bjo

    bem!!!agra um pequeno teste!!!
    passe o meu comentario para a oracao coordenada sindetica adversativa!!!hehehehe

    ResponderExcluir