sábado, 15 de agosto de 2009

Dicas para estudar

Oi pessoal! Lá estava eu, rodando no pc, procurando o q fazer... acabei de voltar da igreja, meio molenga, quase gripando, mas com o sistema imunológico numa guerra daquelas, e sentei no pc. Fui pro msn. Vazio. Fui pro orkut. Fiquei nos fóruns das comus de JPOP, mas logo enjoei. Comecei a pensar no q ia escrever no blog. Nenhuma idéia. Até q decidi ir pro site do Brasil Escola, q gosto mto, pra ver no q eu podia me inspirar, até q axei e falarei agora nesse momento: "Dicas para estudar".



Para mtos, estudar é fácil, para outros, é uma verdadeira dificuldade. Confesso q pra mim jah foi difícil estudar. Eu qnd era menor era um caso sério, fingia q tava lendo o livro e minha mãe percebia e fazia arguição. Aí vendo q eu ñ sabia, me colocava pra estudar de novo, aí eu fingia q tava lendo... afff...


Voltando ao assunto, mtos para estudar é só dar uma lida superficial q jah sabe da matéria e se vc perguntar alguma coisa pro indivíduo ele vai responder o q vc perguntou e até com detalhes a +. Outros lêem, releem, leem, releem, e ñ conseguem entender nada do q tah escrito, sendo o q tah escrito e japonês é a mesma coisa. Ñ estou dizendo q vc ter q ler e reler uma matéria várias vezes pra entender é uma grande dificuldade pq realmente há matérias q vc tem q fazer isso pra entender de verdade, mas digo q isso é uma dificuldade qnd o infeliz se mata de estudar, ouve a explicação do professor umas 500 x e ñ aprende por nada.



Detalhe: há pessoas q tem dificuladade nos estudos mesmo e outras q tem por indisciplina, ou seja, pq qrem. Mas mtas vezes temos dificuldades devido a hábitos q mtas vezes nem sabemos q são prejudiciais.



Dicas p/ estudar:



- Primeiro alimente-se bem, com uma alimentação rica em vitaminas, proteínas e sais minerais (frutas, legumes, verduras, carne, ovos, peixe, etc.). Digo uma boa alimentação em questão de qualidade e ñ de quantidade.

- NUNCA estude com sono, pq com sono vc ñ consegue fixar nada direito (Uma vez qnd eu estava estudando História, eu tava com tanto sono q dormi quase a tarde inteira em cima do livro... kkkkk...)

- Qnd vc estudar, apanhe td o material q precisar (livros, cadernos, lápis, borracha, apontador, régua, compasso, etc.) para ñ levantar-se td hora do local onde está estudando, pois isso desconcentra.

- Escolha um horário definido e de preferência um local definido para estudar (no meu caso, estudo na sala ou no meu quarto).

- Evite levantar td hora da sua mesa de estudos. Se vc bebe bastante água e sabe q logo sentirá sede ou provavelmente sentirá fome, deixe na sua mesa um copo d'água e/ou um pacote de biscoitos.

- NUNCA estude ouvindo música alta, ou no pc, ou vendo TV ao mesmo tempo. Isso tbm dificulta a concentração e faz vc ficar direcionado ou a música, ou ao pc, ou a TV. Televisão e pc são arquiinimigas do estudo. Se vc quiser ouvir música enquanto estiver estudando, ouça bem baixinho e de preferência, uma música bem calma.

- Estude sempre q puder. NUNCA deixe pra estudar pra um teste, prova, simulado, concurso público, Vestibular, Enem ou similares, em cima da hora, faltando pouco tempo para a duração destes. Infelizmente a grande maioria dos estudantes só estuda na véspera de prova ou qnd se aproxima o período dos concursos e se ferram. A pressa é inimiga da perfeição.

- Qnd estiver estudando, faça resumos. Compre um caderno bem simples, desses de R$ 1,50, (mtos q ñ qrem nada dão a desculpa de q ñ tem dinheiro), divida-o nas matérias necessárias e faça seus resumos, colocando os tópicos + importantes e escrevendo o q eles significam com suas palavras. Isso ajuda mto.

- Se vc estiver estudando uma matéria q foi dada em anos anteriores e vc ñ se lembra, pegue seus livros dos anos anteriores e revise. E se vc tiver dificuldade em uma certa matéria de um livro depois de ter lido e relido, apanhe outros livros emprestados q tenham a mesma matéria. A linguagem de um autor é diferente da de outro. Isso tbm é bom pq vc se aprofunda no assunto.

- Arrume um caderno jah usado pra levar pra escola qnd for copiar matéria. Qnd chegar em casa, lógicamente vc terá q passar a matéria td a limpo. Isso ajuda a fixar melhor (ñ aconselho a fazer isso se sua escola tiver ponto de conceito em relação à caderno, livro, material em geral).

- Durma 8 h de sono, ñ vá dormir depois de 10h da noite (ultimamente andei indo dormir depois desse horário e me ferrei, além de ficar com sono to gripada).

- Preste bem atenção qnd o professor estiver explicando matéria e se tiver dúvidas, fale. Vergonha é outra arquiinimiga do estudo.

- De preferência, nem converse durante a aula. Uma coisa é vc conversar nos intervalos de tempo, depois q jah acabou o exercício, mas qnd tiver fazendo exercício ou o professor explicando matéria, XÔ CONVERSA! Conversa tbm é arquiinimiga do estudante e mtos se ferram por causa dela. Conversa só depois do exercício, nos intervalos, no recreio e na hora da saída.

- Conheça seus limites. Se vc estudar durante mto tempo (2, 3 h ou +) e perceber q a partir daquele instante q tah lendo nada + vai entrar na sua cabeça, pare. Vá esfriar a cabeça. Navegue um pouquinho na internet, assista um pouco de TV ou jogue um pouco de videogame. Depois qnd vc se sentir bem melhor, com a cabeça fria, aí sim, pode voltar.

- Estude em locais com bastante luminosidade para ñ ter futuros problemas de visão.

- Essa dica parece q ñ tem nada a ver, mas fazer exercício físico tbm é bom. Exercício físico é bom para a mente.

- NUNCA apele pro decoreba, principalmente pras matérias q exige + leitura. Ñ adianta nada vc decorar e nem saber o q tah decorando. Vc tem q entender a matéria.

- Faça esquemas, gráficos e similares pra assimilar uma matéria ou associe-a ao q vc lembrar. Um ex: "Tempo Geológico" (Geografia) - 5a série. Essa matéria fala como a Terra se formou. Ontem mesmo eu estava estudando essa matéria e me lembrei da Bíblia, do Livro do Gênesis, qnd Deus criou o mundo. Se vc se lembrar de algo qnd estudar alguma matéria, associe-a ao q lembrar, aí na hora do branco, vc vai lembrar o q foi associado e imediatamente da matéria.

- Procure fazer os exercícios relacionados à matéria.

Fonte: Eu mesma

Brasil Escola www.brasilescola.com/dicasdeestudo/

Sala de aula virtual http://blogs.universia.com.br/saladeaulavirtual/2008/07/06/dicas-de-como-estudar-melhor-matematica-fisica-e-quimica-prof-breno-de-souza/

Tarefa de casa http://www.tarefadecasa.hpg.com.br/dicasestudar.htm


Vcs podem dizer depois q terminarem de ler tds as dicas: "Krak, td isso!". Bom, dicas pra estudar tem um monte, se bobear tem até o q eu ñ sei. Ñ estou dizendo q vcs tenham q seguir tds as dicas, pq cada um estuda de uma maneira diferente. Eu usei algumas dessas dicas q estão me ajudando pra krak. Então, bons estudos!

Até +!

obs: Ah, jah ia esquecendo do final... rsrs... pra variar um pouquinho, pra deixar um pouco o JPOP de lado, agora o vídeo será da música The Family do RBD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário