quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vote consciente

Oi amigos!

Hj, de manhã cedo, eu indo ao médico e no meio do trânsito do Centro da cidade tive a bela ideia de escrever essa postagem.

"Vote consciente", frase q ouvimos em tds os anos em q há eleições. Política é um assunto meio polêmico para ser discutido, há a velha frase "Futebol, política e religião ñ se discutem." Mas acredito q política deve ser discutida sim, de forma positiva, para fazermos + do q pensamos poder. O amigo leitor pode me perguntar: "Cm assim fazer + do q pensamos poder?". Então irei explicar e colocar a minha opinião:

Em vários hospitais públicos espalhados pelo país, faltam médicos em diversas áreas e muitos pacientes q vão até esses hospitais, ñ conseguem atendimento e muitas vezes até conseguir a resposta "ñ tem atendimento" ficam horas, até quase dias mofando nas filas. Depois, vão para hospitais + distantes e até lá o q era apenas uma dor ou um incômodo se agravou e gerou complicações, e nisso, dezenas de pessoas morrem.

Diversas escolas públicas estão caindo aos pedaços, falta material didático, professores e mto +. Na FAETEC de Quintino, onde estudo e faço Enfermagem, fiquei quase a metade do ano sem aula de Matemática pq ñ havia professor. Tive aula de História somente 1 trimenstre, q foi o primeiro e depois a professora entrou de licença. E até hj, o professor substituto ñ apareceu e estamos quase no final do ano. O laboratório de enfermagem está em petição de miséria, cheio de infiltrações e o teto está laranja de tanto mofo. Há pessoas q são alérgicas à mofo e uma das professoras teve q entrar de licença temporariamente por causa de rinite alérgica de repetição. Somente recebemos alguns livros didáticos agora, pq estavam em falta. Mtas das matérias só estou tendo aula agora por falta de professores.

Várias pessoas morrem devido aos confrontos nas favelas, em arrastões q frequentemente ocorrem nas Linhas Vermelhas e Amarelas, na Dutra, em Copacabana e em diversos outros lugares, isso sem contar, ou melhor, contando os frequentes assaltos, ao terrorismo de incendios à ônibus, e mtos outros problemas q ocorrem pela falta ou quase nenhuma segurança. E nos dias de chuva, as enchentes (claro q há áreas q já são propensas à enchentes, como o Maracanã e a Presidente Vargas por causa dos rios q passam por ali) q são causadas pelo entupimento de bueiros e galerias de águas pluviais por lixo de diversos tipos e transbordamento de rios devido à quantidade astronomica de lixo. Depois aparecem algumas pessoas e dizem: "A culpa é do governo." Então, é aí onde é q a educação entra. Vejo frequentemente pessoas de dentro de ônibus e carros arremesando latinhas de refrigerante, embalagens e sacos plásticos para fora. Na minha opinião, o povo deveria ser educado para ter certas noções q mtas pessoas e q nós mesmos mtas vezes ñ temos, como cuidar do meio ambiente, aprender os hinos nacionais e respeitar o momento do hino (nos colégios onde passei, menos no jardim, tds diziam q hino nacional é palhaçada, q ñ sabiam pra q serve isso) pq só ensinam o hino pra gente no jardim, fazem a gente decorar e + nada. E daí por diante, nem se importam mto se o aluno desrespeita o hino, punem-no com uma advertência ou algo do tipo (menos nos colégios + rígidos) e ele continua do mesmo jeito.

Pra mim, na minha opinião, valores q deveriam ser ensinados nas escolas:

- Ed. moral e cívica

- Preservação do meio ambiente

- Respeito

- Cultura (ñ só no jardim)

Agora vou para a melhor parte: Pq há mta corrupção e escândalos no poder? Simplesmente [alguns de vcs vão qrer me matar, mas é sério]: Ngm faz nada! Mtas vezes só sabemos reclamar e ñ fazemos nada. Agora, as campanhas eleitorais estão aí e tem uns políticos q vão à comunidades, prometem q vão inaugurar ñ sei o q, faz até as benditas obras e conseguem um monte de votos. Por aqui, onde moro, os buracos são tampados, as árvores são podadas e depois qnd td volta ao normal, td esburaca de novo, e só voltam nas próximas eleições.

No final: "Podemos fazer + do q simplesmente podemos fazer", é só qrer. Vá aos jornais e revistas, diga o seu ideal, faça o mesmo se vc participa de blogs, grupos e fóruns da Internet. Pegue o seu e-mail, escreva, passe para os seus contatos e peça para q repassem aos seus contatos, formando uma corrente positiva e limpa da Internet (Cco - cópia oculta, pois tds receberão a mensagem sem aquela lista enooorme de e-mails).

Então, 3 de outubro será as eleições. Segue abaixo de como votar conscientemente:

- Pesquise a história do seu candidato e do partido, pq nem td é o q parece.
- Desconfie do cara q oferece mto
- Assista aos horários políticos e veja se o q o candidato fala ñ se passa de um texto decorado
- Nunca decida em qm vai votar na hora de apertar o botão verde da urna
- Desconfie das estatísticas q os meios de comunicação mostram. Estatística é somente números e é uma área da Matemática em q se pode mentir à vontade. Se o candidato A está em primeiro lugar nas pesquisas, mas vc vai votar no candidato B q está em um dos últimos, não mude de ideia pra votar em qm está ganhando. O jogo pode virar até lá.
- E lógico, veja as propostas do seu candidato e em q projetos ele participa, claro q avaliando-o pelos critérios anteriores.

O q peço aos amigos leitores é q divulguem para q tds saibam a respeito da situação q a coisa está e o q significa "Vote consciente". E peçam para os seus contatos passarem adiante.

Então, votem consciente!

Um comentário: