quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tempos bons q se foram

Oi pessoal!



Estou eu, nesse momento, estudando Geografia, melhor relembrando conteúdos passados e peguei o livro de Geografia, da quinta série, q peguei emprestado com minha explicadora. Liguei o som do meu pc, na música Sakura, do Ikimono Gakari e logo no primeiro capítulo "Tempo e espaço" me deparei com duas definições:



"[...] tudo o que existe ocupa um espaço e se situa num tempo. Da mesma forma, tudo o que acontece também se situa num espaço e num tempo. O espaço está relacionado ao lugar que as coisas ocupam e onde os fatos ocorrem. Sempre que fazemos a pergunta 'Onde?', estamos nos referindo ao espaço. [...] O tempo, portanto, representa o momento, o instante, a época em que algo ocorreu ou existiu, ocorre ou existe, ocorrerá ou existirá. Sempre que fazemos a pergunta 'Quando?', estamos nos referindo ao tempo"



Fonte: Geografia crítica 5a série - O espaço natural e a ação humana, J. Willian Vesentini, Editora Ática



Essa definição me chamou mto a atenção. Imediatamente resolvi escrever essa postagem. Me lembrei de mta coisa q passou. Esse conteúdo é de um livro didático, de Geografia, necessário como aprendizado básico, necessário é, pois estou relembrando agorinha para fazer a prova da FAETEC.



Lembrei de mta coisa de qnd eu era pequena. Ñ só da minha antiga escola, mas da minha primeira escola, q atualmente estah falida. Ñ gosto mto de lembrar de lá, tenho mtas lembranças ruins, então preferi "esquecer", mas às vezes lembro. Minha turma na primeira série era minúscula, era só três pessoas contando cmg e a gente ia mtas vezes pro jardim 3 ajudar a professora. E naquela época, eu tinha uma afinidade daquelas com as crianças menores do q eu (eu com 7 anos, a + velha da minha turma de 3 alunos e as crianças do jardim 3 com 5 anos). Eu ia ficar naquela escola até a quarta série, mas ñ foi assim. Saí e no ano seguinte, qnd passei por essa escola, vi uma tabuleta escrita: "Vende-se ou aluga-se". Estah do mesmo jeito até hj. Na época a gente rezava antes do lanche, tinha q marcar uma boleta assinada pelo responsável pra comprar lanche, eu só levava "Danone" de lanche...



Fui pra minha antiga escola. Eu estava perdida lá dentro. A aula jah tinha começado. Bati na porta de uma sala e qnd eu ia entrar, a prof perguntou: "Menina, vc é de q série?". Eu respondi: "Sou da segunda". Ela: "A sua sala é lá em cima, tem q subir a escada".



Subi a escada e entrei na sala. Td mundo me olha. Aí tem aquela dinâmica de td mundo se apresentar, dizer o nome, a idade, de q escola veio... no dia nem lembro se teve matéria. Um tempo depois, teve Ed. Física. E nesse instante, uma menina veio falar cmg. Era loirinha. Aí fui conhecendo o resto da turma. Na hora do recreio conheci outra menina, de outra série. No dia seguinte jah estávamos amigas.



Aos poucos consegui fazer amizade com td a turma. Na terceira série, um menino q era da escola no passado voltou. Me apresentaram e fiz amizade com ele tbm. Na hora do recreio, brincávamos de td, pique-esconde, polícia e ladrão, Jason (uma brincadeira q o pessoal inventou q era tipo um pique-pega, mas se pegasse a pessoa, ela ia pro cemitério, ou seja, saía da brincadeira), pique-ajuda, big, adoleta, inventava clubinhos, fazíamos piquenique... era o melhor recreio q existia na face da terra...



Chegou a quarta série. Algumas meninas jah nem qriam + saber de brincar, jah se maquiavam, jah saiam perguntando se vc era "BV". Eu como nem sabia o q era, eu respondia: "Ñ!", aí me sacaneavam. Um belo dia, perguntei: "Q budega é essa?". Aí uma de minhas colegas escreveu o significado. Esses negócios eu verdadeiramente ñ entendia. Eu brincava com o resto do pessoal na hora do recreio, curtia a hora do recreio, voltava suja pra casa, desenhava com giz no quintal de casa e amarelinha. Comecei a sair um pouco disso qnd meu pai instalou internet banda-larga em casa (eu na época ñ tinha). Aí comecei a descobrir os joguinhos, mas ñ deixando de brincar.



Até q chegou a história do concurso [Irei fazer um breve resumo pq jah falei em postagens anteriores]. Eu ñ sabia pra onde ia, falava q ia pro Pedro II na quinta série, mas ñ sabia q tinha q fazer prova. Minha mãe conversou cmg e falou q eu tinha q fazer concurso, aí eu entendi. Fui pra explicadora (a mesma q estou atualmente, voltei nesse ano) e comecei a estudar. Até q 'fiquei sabendo do Colégio Militar por um amigo meu q disse q ia fazer prova. [Mas ñ é por causa dele q surgiu td isso ñ!!!] Eu jah tinha ido lá uma vez pq uma apresentação da escola tinha sido lá. Aí comecei a perguntar como era lá, aquela típica curiosidade.

Qnd eu conversava com minhas amigas, elas falavam q o uniforme era horrível, q ñ podia usar brinco, q o penteado era coque ou trança, q ñ podia isso, q ñ podia aquilo, etc.. Apesar dos comentários, fui somente me entusiasmando e aumentando cada vez +. Qnd falei com a minha mãe (ñ lembro se eu perguntei se eu podia fazer a prova pro CMRJ ou se eu ia fazer), ela respondeu q tinha me inscrito no concurso e fiquei feliz. Até me lembrei agora a última vez q fui à Penedo, um distrito de Itatiaia, na Região Serrana do RJ. Fui naqueles shoppinzinhos q tem na área comercial e em um deles, ñ me lembro qual, tinha uma fonta dos desejos, q era um laguinho com carpas coloridas cheio de moedas. Perguntei pra minha mãe: "Mãe, q fonte é essa?" Ela me respondeu: "É a fonte dos desejos. As moedas são os pedidos". Eu: "Posso fazer um pedido?".

Minha mãe me deu uma moeda de um centavo pra fazer um pedido. Fui na fonte e pedi pra q passasse na prova q eu ia fazer (podem rir, mas eu era criança e ñ sabia como era q funcionava). Aí o tempo passou e no final do ano fui fazer a prova. Foi em 2005, na UFRJ. Lembro-me perfeitamente da cena. Do engarrafamento na bifurcação q há pra Ilha do Fundão pra Ilha do Governador. Do meu pai estressado, dizendo q ñ ia dar tempo. Daquele monte de gente, milhares de pessoas. Nunca vi tanta gente na minha vida ao vivo e a cores como naquele dia.

Na época, com 10 anos (errei nas postagens anteriores, eu ñ tinha 9 anos, mas 10), entusiasmada com algo novo q surgiu, um sonho q ñ conseguiu ser realizado naquele instante. Tbm na época qnd chegou próximo ao concurso ñ levei mto a sério, comecei a estudar menos. Me arrependo mto disso. Um dos meus maiores erros foi esse. Talvez lá eu estaria bem melhor do q to agora, aprendendo + coisa, assimilando melhor, talvez, do q mtas vezes lutando contra meus colegas pra assistir aula como lá na escola. Alguns podem me dizer: "Vc é feliz e ñ sabe". Bom, axo q só serei feliz qnd conseguir o q qro.

Aí chegou o último dia de aula. Apresentamos um coral de música gospel na rua, na calçada da escola, com tds assistindo. Axei q a partir daquele dia eu nunca + ia ver meus amigos. Fiz a prova do Pedro II q ñ levei nem um pouquinho a sério (eu nem qria passar) e fui pra escola q estou atualmente. Lá, encontrei a maioria dos meus amigos, q migraram da antiga escola para esta.

Ser criança é a melhor coisa q existe. Td mundo diz q a melhor fase da vida é a adolescência. Eu discordo totalmente. Pra mim, a infância é a melhor, pq vc começa a descobrir o mundo, as pessoas, vc mesmo, o mundo estah voltado pra vc, vc tem atenção, carinho, compreensão... e qnd vc é adolescente, td mundo só sabe exigir, o mundo inteiro (menos seus pais e Deus) qrem + q vc se f... qnd vc é criança, somente estuda e brinca. Qnd é adolescente, vc tem mil e outras preocupações.

Agora, vou parando por aqui. Estou postando o vídeo da música Yuki no Hana, q a música originalmente é da Mika Nakashima, mas essa versão é dela, com a Van Tomiko e o Chikuzen Sato.






Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário