quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Gripe suína ou H1N1

Oi pessoal!



Bom, desde ontem eu tava pensando numa postagem pra atualizar o blog e estava sem a menor idéia do q eu ia escrever... até q hj, plim! Apareceu a bendita gripe suína ou H1N1 na minha cabeça.



Bom, como tds jah devem saber (acredito q nem tds), a gripe H1N1 é transmitida por uma superfície contaminada pelo vírus e ñ pelo ar, como a gripe comum, q se transmite pelo ar. Por exemplo, se a pessoa q tiver contaminada ou for a vetora, tossir e passar a mão em um livro de uma escola, vai contaminar a superfície. Por isso q a partir de agora estão colocando o gel com álcool nas portas das salas,tem q se lavar as mãos várias vezes por dia e evitar ao máximo locais fechados. E ela ataca + ainda numa pessoa se ela tiver alguma imunodeficiência, ou grávida, ou com um resfriado ou gripe comum.



Aqui no RJ as aulas foram suspensas por um decreto q baixaram. Anteontem literalmente entrei e saí da escola. A diretora inicialmente falou q ñ daria pra adiar pq senão teria q modificar o calendário td e a gente teria q ter aula em janeiro. Agora tão qrendo colocar as aulas pra setembro... eu tava na explicadora estudando, aí vem a tia dela e diz: "Vão adiar as aulas pra setembro".



Kra, eu me mato se adiarem pra setembro... meu pai disse q provavelmente seria somente pra rede pública (estudo em escola particular), mas e se botar pras particulares tbm? To frita... to frita pq eu iria perder matéria e a prova do Colégio Militar vai ser dia 18 de outubro e tbm pq iria ficar num calor de 40 graus, janeiro e fevereiro tendo aula, com a sala + quente do q uma praga com uniforme sintético (uso roupa por baixo pq tenho alergia a tecido sintético). Então to torcendo de dedos cruzados pra ñ estenderem até setembro, ñ só por mim, tbm por alguns colegas q estão na mesma situação q eu... tenho 3 colegas q estão estudando pra concurso tbm... 2 pro CMRJ e um pra FAETEC.



E tem gente q tah numa neurose danada por causa dessa "bendita" gripe suína. Realmente, elas tem motivo. Eu ñ to nem um pouquinho preocupada, mas me aderi as medidas de prevenção. Fiz até a pergunta no YR: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090803165505AAGe91x&r=w



Finalmente, as medidas de prevenção:

- Lavar as mãos frequentemente várias vezes por dia

- Qnd for tossir ou espirrar, sobrir o nariz e a boca com um lenço (OBS: Essa nova gripe ñ dá espirro, ela vai diretamente pros pulmões, ñ atacando as vias aéreas superiores),

- Se tiver gripado, de preferência nem saia de casa, mas se precisar mto mesmo, use máscara.

- Se tiver febre alta, tosse, falta de ar, vá correndo pra um hospital.

- Evitar ao máximo locais fechados

Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário